Adj.: Diz-se do estilo que não tem excessos nem redundâncias; elegante

Na semana passada e amanhã o Sport Lisboa e Benfica enfrenta numa competição europeia uma equipa turca chamada Trabzonspor. Alguns escribas ainda disseram que o nome é impronunciável, mas ninguém se deu ao trabalho de descobrir se a cidade de Trabzon tem ou não nome português. Pois tem. É Trebizonda, cidade importante na época medieval e nome conhecido pelas pessoas familiarizadas com literatura de viagens e com alguns livros de Corto Maltese, de Hugo Pratt.

O que me choca nesta total ausência de curiosidade é a preguiça mental.

Bem sei que cresci numa época em que Portugal era um país fechado ao exterior e em que os jornalistas desportivos eram das poucas pessoas com contactos constantes com o estrangeiro. Também me lembro que eram quase sempre pessoas com conhecimentos consideráveis de Geografia e de História. Tenho a certeza que há 50 anos teria havido nos jornais quem tivesse aproveitado a circunstância do Benfica ter recebido o Trabzonspor e de se deslocar a Trebizonda para nos dizer algo sobre essa pequena cidade histórica nas margens do mar Negro.

Como hoje só interessa o irrelevante, tudo a que tivemos direito foi uma ou outra “graçola” sobre como o nome é impronunciável.

Aqui vai Trebizonda na Wikipedia em inglês, porque em português não há nada que interesse

Deixe um comentário